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Benefícios da Corrida para a Saúde


Você já deve ter ouvido aquele velho conselho que diz “se mexer faz bem para o corpo e mente”. Bem, a medicina comprova que a prática regular de qualquer atividade física traz benefícios a curto e longo prazo para a saúde. O problema é que estamos nos tornando cada vez mais sedentários.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 4 adultos (25%) não faz nenhuma atividade física, considerando-se sedentário. Entre os adolescentes esses números são ainda maiores, quatro em cada cinco são sedentários, um índice de 80%.

Esta estatística preocupa, pois, a OMS afirma também que pessoas que não praticam atividade física têm mais chance de desenvolver condições como infarto, derrame cerebral, câncer, diabetes, obesidade e depressão, por exemplo. 

Somente no Brasil, as doenças relacionadas ao sedentarismo matam cerca de 300 mil pessoas por ano. No mundo, são aproximadamente 3,2 milhões de mortes anuais que poderiam ser evitadas com mudanças simples no estilo de vida.

Uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2017 revelou também os principais motivos pelos quais os brasileiros não praticam atividade física regularmente: 51% apontou a falta de tempo, 20,3%, por problemas saúde ou idade avançada e 13,9% simplesmente por não gostarem ou não terem vontade.

Porém, há uma prática física simples, característica da natureza humana desde os tempos pré-históricos que poderia mudar esse cenário. Ela não requer equipamentos especiais, é democrática e pode ser realizada em praticamente qualquer lugar: a corrida.

Diversos estudos confirmam que a corrida faz bem para o corpo e mente. Mesmo de forma moderada, se praticada regularmente, ela auxilia na redução de peso, mantêm a saúde do coração, regula a pressão arterial, ajuda na redução do colesterol, fortalece as juntas e ossos, reduz o stress, combate a depressão, aumenta a sensação de felicidade e autoconfiança, reduz o risco de desenvolver câncer e contribui para a longevidade.

A prática pode ser realizada por pessoas em qualquer idade, jovens, adultos e idosos e não é necessário frequentar uma academia ou ter uma esteira em casa. Especialistas indicam que a corrida ao ar livre propicia mais benefícios para o condicionamento físico e mental. Mas é importante salientar que se a pessoa for sedentária, precisa começar de leve, na intensidade e esforço compatíveis com a sua capacidade.

O ideal para o evitar lesões e para que o corpo se acostume com o exercício, é evoluir aos poucos. Primeiro por caminhada moderada, passando para caminhada intensa, até iniciar a correr propriamente. Os médicos recomendam que os iniciantes devem optar pela caminhada por pelo menos duas semanas, antes de começar a correr. Pessoas com histórico de doença cardiovascular na família, por exemplo, devem consultar um médico especialista antes de iniciar qualquer atividade física.

Os benefícios a curto e longo prazo da corrida para a saúde são evidentes, mesmo poucos minutos por dia já são suficientes para mudar o quadro físico e emocional de quem pratica. Mantendo os cuidados iniciais e um acompanhamento constante, a atividade é segura e recompensadora. Então, vamos sair da inércia e viver melhor? Bora correr?